Facial Expressions for Humanoid Robots: Perception and Production (EMOTIBOT)

From ISRWiki
Jump to navigation Jump to search
The humanoid Robot iCub
  • Orientador: Prof. Alexandre Bernardino
  • Co-Orientador: Dr. Manuel Lopes


Este projecto enquadra-se na área de robótica cognitiva. Keywords: Visão por Computador, Robótica, Human Robot Interaction.

Objectivos

Desenvolver novos algoritmos para a aprendizagem, geração e reconhecimento de expressões faciais do robot humanoide iCub.

Descrição

Nas áreas de interfaces homem-máquina, a interacção intuitiva é um factor determinante para a aceitação do interface pelo humano. Na robótica nota-se facilmente que todos os robots disponíveis no mercado para a interacção com pessoas estão construidos de forma a serem engraçados e amigáveis. A inclusão de expressões faciais potencia ainda mais a aceitação que o robot irá ter para as pessoas. Esta empatia que se cria entre pessoas e robots tem vindo a ser estudada do ponto de vista da psicologia.

A relação entre geração e reconhecimento de expressões, juntamente com muitos outros comportamentos, está bastante interligada. Existe evidência neurofisiológica de que os mesmos mecanismos estão envolvidos quando se faz e se observa um dado comportamento.

Usando estas ideias pretende-se desenvolver um sistema capaz de aprender a gerar expressões por interacção com um humano. O reconhecimento e a geração irão ser aprendidos simultaneamente, ou ciclicamente, até estabilizarem.


Pré requisitos

Bons conhecimentos em Visão por Computador e Programação (C/C++)

Resultados Esperados

O desenvolvimento de algoritmos que sejam capazes de reconhecer e gerar expressões por interacção homem-máquina. Este sistema irá ser testados/desenvolvido na plataforma iCub existente no Vislab - ISR.


Trabalho Relacionado

What should be taught first: the emotional expression or the face?, S. Boucenna, P. Gaussier and P. Andry, Epirob08

Visual Learning by Imitation with Motor Representations. Manuel Lopes and José Santos-Victor. IEEE Transactions on Systems, Man and Cybernetics - Part B: Cybernetics, vol. 35, 2005.